1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 |
Desde 2002, o IPES Cursos tem se dedicado a ensinar e potencializar carreiras profissionais na área da acupuntura. Ao longo de suas 61 turmas, mais de 1.200 profissionais foram formados, muitos deles alcançando o sucesso em suas carreiras.
Além de ser uma escola dedicada ao ensino da acupuntura, o IPES também participa e promove o conhecimento científico através de publicações em revistas nacionais e internacionais especializadas na área. Os docentes do IPES são excelentes clínicos, pesquisadores e participam ativamente da produção e divulgação do conhecimento científico da acupuntura no Brasil e no exterior.
O curso do IPES tem a duração de dois anos, o que é recomendado pela maioria dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde. Isso permite que os alunos possam unir a teoria e a prática da filosofia tradicional chinesa com a prática clínica. Durante o segundo ano do curso, os alunos têm a oportunidade de atender pacientes reais e receber supervisão dos docentes, adquirindo assim os atributos necessários para utilizar a acupuntura em sua prática clínica.
Aprender acupuntura é incorporar uma nova filosofia em saúde e para isso, é necessário um tempo primordial e necessário de dois anos de estudos. O IPES oferece toda essa qualidade sem cobrar a mais por isso, demonstrando muito respeito pelos seus alunos.
Diferenciais do curso:
O curso de acupuntura do IPES apresenta diversos diferenciais que contribuem para uma formação completa e atualizada na área. Entre eles, destacam-se:
Aprendizado completo da filosofia tradicional chinesa combinado com informações científicas atuais: O curso oferece uma abordagem completa da acupuntura, unindo a filosofia tradicional chinesa com as mais recentes informações científicas relacionadas à técnica. Isso proporciona um alto desempenho clínico e resultados mais robustos nos tratamentos.
Participação no projeto Acupuntura Solidária: O IPES promove o projeto Acupuntura Solidária, permitindo que os alunos tenham a oportunidade de praticar a acupuntura em comunidades carentes e contribuir para a melhoria da saúde dessas pessoas.
Prática clínica antecipada: O curso oferece a possibilidade de iniciar a prática clínica a partir da oitava aula, por meio do exclusivo ambulatório de acupuntura auricular. Isso contribui para um melhor desempenho nos ambulatórios sistêmicos no segundo ano do curso.
Suporte do sistema de ensino a distância: Os módulos presenciais contam com o suporte do sistema de ensino a distância do IPES, que permite a visualização de vídeos e fóruns sobre a aula presencial, além de simulados para testar o conhecimento com correção e resultado imediato. Com isso, a consolidação do aprendizado ocorre de forma natural e positiva para o aluno.
Material didático revisto e atualizado: O material didático é composto por apostilas revisadas e atualizadas, além do software de acupuntura SAE, o mapa pentagrama dos cinco elementos e o livro Acupuntura e Efeito Kirlian, proporcionando um aprendizado completo e atualizado aos alunos.
Esses diferenciais somados à qualidade do curso e do corpo docente, permitem que o IPES se destaque no ensino da acupuntura e contribua para o sucesso profissional de seus alunos.
Informaçoes adicionais vide Manual do Aluno (solicite ao atendente)
Conteúdo do Curso:
O curso abrange uma ampla gama de conteúdos relacionados à acupuntura, incluindo a filosofia chinesa, diagnóstico instrumental e energético, técnicas de tratamento, anatomia energética, metodologias de tratamento e especialidades em acupuntura.
Na parte de filosofia chinesa e diagnóstico, o curso explora o Taoismo, os 5 elementos, as energias, os pontos Wu Su, os ZangFu, as Síndromes de Energia, a Pulsologia Chinesa, os 8 princípios, o diagnóstico pela língua, o diagnóstico topográfico e o diagnóstico energético.
Na seção de diagnóstico instrumental, o curso aborda a Pulsologia Ryodoraku e a Bioeletrofotografia.
Já as técnicas de tratamento incluem Ventosa, Moxabustão, Agulhas e Magnetos.
A anatomia energética é explorada em detalhes, com estudos sobre os meridianos de acupuntura R / B / F / VB / E / ID / CS / TA / P / IG / BP / C / VG / VC / Meridianos Lo / Meridianos Tendinomusculares / Vasos maravilhosos / Meridianos Distintos.
A metodologia de tratamento é coberta através de tópicos como Analgesia em Acupuntura, Eletro acupuntura, Tipologia, Pontos Extra Meridianos, Ponto aberto, Terapia por esparadrapo e Crânio Acupuntura.
O curso também oferece módulos sobre métodos complementares, incluindo Floral Acupuntura e especialidades como, Psicologia na Acupuntura, Neurologia na Acupuntura e Cardiologia na Acupuntura
Estrutura do Curso: Carga Horária: 1380h/a - Duração: 2 anos
Aulas Teóricas:
As aulas dos módulos do 2º ano serão realizadas de forma assíncrona, por meio de aulas gravadas, slides, leituras, questionários e outros materiais que sejam pertinentes para a boa fixação do conteúdo, disponibilizados no 2º sábado de cada mês, na plataforma Moodle do IPES Cursos. O aluno poderá assistir às aulas quantas vezes desejar até o término do curso. A presença será atribuída automaticamente quando o aluno acessar as atividades do módulo. Preferencialmente, essa atividade deverá ser concluída até a data da aula presencial referente ao tema correspondente.
Ambulatório:
Data: 1º sábado de cada mês (manhã e tarde).
Carga Horária: Cada sábado corresponde a 2 estágios.
Frequência: Será exigida a carga horária mínima de 20 estágios para a conclusão do curso. Caso o aluno não cumpra a carga horária mínima de estágios até o último dia do curso, deverá realizar a reposição mediante o pagamento de taxa referente às horas extras e ao material utilizado.
Aulas Práticas / Plantão de Dúvidas:
Data: 1º sábado de cada mês.
Para a realização dessa atividade, a turma será dividida em 2 grupos (A e B).
Todos os alunos terão 2 horas para o almoço.
O IPES Cursos está sempre inovando para garantir uma experiência de aprendizado mais rica e eficiente. Com o novo formato, você terá acesso contínuo aos conteúdos teóricos através da plataforma Moodle e a participação garantida nas atividades práticas de cada módulo. o novo modelo otimiza o tempo que passa presencialmente no IPES Cursos, proporcionando uma imersão ainda mais profunda. Além disso, esse novo modelo facilita sua agenda, liberando mais tempo nos finais de semana e reduzindo os custos com deslocamento e hospedagem
Corpo Docente:
No decorrer do curso contamos com vários docentes convidados de outras Instituições.
Coordenadora Pedagógica: Profa. Dra. Fernanda Lopes Buiatti de Araujo (Lattes)
A Profa. Dra. Fernanda Lopes Buiatti de Araujo é uma fisioterapeuta altamente qualificada, com formação pelas Faculdades Integradas do Triângulo em 1995. Ela é especialista em Acupuntura e Reabilitação Neurofuncional, e possui diversas formações nacionais e internacionais nessas áreas, incluindo Doutorado em Ciências Médicas com área de Neurologia (FMRP/USP) e Mestrado em Ciências com área de Psicobiologia (FFCLRP/USP).
Além disso, a Profa. Fernanda tem aperfeiçoamento em Psicobiologia (FFCLRP/USP), especialização em Acupuntura, formação em Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath (Abradimene), formação internacional em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (IPNFA), formação internacional em Kinesio Taping KT1 e KT2 (Kinesio Association) e formação internacional no Método Theratogs CTF1 e CTF2 (Beverly Cusick).
A Profa. Fernanda atuou por 16 anos como docente em cursos de graduação em fisioterapia, ministrando disciplinas de Fisioterapia Neurológica Infantil e Adulto e Desenvolvimento Neuromotor. Ela também foi supervisora de estágio em Fisioterapia Neurológica Infantil em universidades como Unifran, Centro Universitário Claretiano e Unip. Atualmente, a Profa. Fernanda é diretora de Ensino e Pesquisa do IPES e coordenadora/docente dos cursos de Acupuntura e Reabilitação Neurofuncional. Com uma vasta experiência acadêmica e prática, a Profa. Fernanda é uma referência em sua área de atuação.
Certificado: Entregue no final do curso, após a conclusão de todas as atividades propostas no cronograma (Aulas, Ambulatórios, Provas...)
Material Didático: Você terá acesso aos materiais didáticos do seu curso no IPES, através do sistema online, liberada na Plataforma - Moodle. O conteúdo das apostilas será liberado no formato modular. Para o estudo dos meridianos de acupuntura (anatomia energética) você receberá uma cópia licenciada em seu nome do Software Acupuntura SAE mp. Ainda receberá um mapa pentagrama dos cinco elementos e o livro Acupuntura e Efeito Kirlian.
Documentação: Toda documentação deverá ser entregue no 1º dia de aula.
1 cópia simples e legível (frente e verso):
- documento de identificação oficial com foto (RG); do CPF;
- certidão de nascimento ou de casamento (com averbação quando houver);
- comprovante de residência atualizado (emissão não superior a 3 meses, podendo ser fatura de água ou de energia);
- comprovante de vacinação (para HEPATITE B (3 doses), DUPLA ADULTO, TÉTANO, TRÍPLICE VIRAL, CAXUMBA e RUBÉOLA. Em momentos de epidemia poderão ser obrigatórias às vacinações contra GRIPE e CATAPORA (2 doses));
1 Fotos 3x4 recente.
IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.
No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!
Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)